segunda-feira, 29 de junho de 2015

Viajando de carro.


Desde criança viajo de carro, minha família esta dividida entre São Paulo e Goiás, e naquela época as passagens de avião não eram tão acessíveis, principalmente para famílias grandes, no caso a minha, tenho três irmãos. Então ou viajávamos de carro ou de ônibus. Hoje tenho três filhos e eles adoram viajar de carro para Goiás (moro em São Paulo) algumas vezes vamos de avião principalmente nos feriados que o tempo é curto, já que a distancia entre São Paulo e Goiás é bem grande, costuma ser doze horas de estrada.
Confesso que quando era criança não curtia muito, mas hoje eu gosto e ensinei meus filhos a curtirem a viagem, a estrada, as paradas para lanche e banheiro e o tempo juntos no carro. Meus filhos já estão grandes, mas quando eram pequenos tínhamos que usar a imaginação o tempo todo, contava com ajuda mágica do DVD para eles se distrairem com desenhos, mas ninguém assiste desenho tanto tempo não é mesmo? Os jogos estavam sempre presentes, e todos acabavam criando algum jogo novo, como contar somente os carros vermelhos rsrsrs parece bobo, mas quando você passa horas dentro de um carro é divertido, até hoje eles ainda inventam alguns desses jogos pelo caminho.
Faço algumas viagens curtas de carro também, mas a que exige mais atenção com certeza é esta que faço para Goiás, para passar tanto tempo na estrada você precisa ter certeza que seu carro esta em dia com o mecânico, então uma boa revisão é sempre bem vinda. Traçar a rota antes e planejar as paradas também é muito importante, eu já precisei parar em posto que não conhecia quando as crianças eram pequenas, e algumas vezes tive surpresas desagraveis, imagina você com dois bebes e não conseguir esquentar o leite.

Bagagem
A bagagem pode virar um grande problema, o primeiro pensamento quando vamos viajar de carro é: “posso levar tudo que eu quiser e mais um pouco” nada disso, se você esta pensando assim é melhor ir mudando de ideia, viajar de carro não é como viajar de avião, que despachamos as malas e só pegamos quando chegamos ao destino, você tem que pensar no espaço que tem no porta-malas, e quantas malas vai levar para cada um (de preferência uma por pessoa né) se você levar mais do que cabe no porta malas vai acabar ocupando um espaço preciso dentro do carro, e viajar com malas, bolsas ou até sacolas nos pés não é nada agradável, e ainda vai tornar a sua viagem em uma guerra por espaço.  Com bebês isso pode ser um pouco mais complicado, então faça uma lista do que você realmente vai precisar no seu destino e o que tem que estar à mão durante a viagem. É bom bolsa com itens para o bebê se você tiver um, e levar sempre uma troca de roupas para os outros passageiros.

Alimentação
Eu gosto de levar lanchinhos de casa, como: frutas, bolachas de sal, e sanduiche simples feito por mim, mas quando não é possível procuro sempre comprar alimentos que são assados, e frutas que todo posto tem. Água é outro item que não pode faltar de jeito nenhum, levo uma bolsa térmica, que fica no pé do passageiro da frente. Quando os meus filhos eram pequeno e eu precisava levar mamadeiras eu carregava uma térmica com água quente também. Não esqueça se for comer nas paradas procure postos bons que tenham comida de boa procedência. Eu sempre paro nos mesmos postos, mesmo que para isso tenha que fazer retorno e perder alguns minutos de estrada, vale a pena ter a segurança de uma boa alimentação e um banheiro limpo.

Paradas
As paradas são muito importantes, e não é só para abastecer o carro. Quando viajamos de carro por muitas horas alem da irritação de ficar tanto tempo dentro do carro tem o cansaço corporal, o ideal é parar a cada 3,5 ou 4 horas. E ficar pelo menos 15 minutos para que todos possam se alongar um pouco, andar e se espreguiçar além de ir ao banheiro claro. Se estiver com crianças isso é fundamental, eles são pequenos, mas também precisam de descanso do cadeirão. Lembre-se de que mais importante do que chegar rápido, é chegar bem.

Rota
Se você esta pegando a estrada pela primeira vez para determinado lugar é importante que tenha informações precisas sobre a rota e a estrada, faça uma boa pesquisa se não tiver alguém conhecido para dar as dicas, minha dica é nunca pegar uma estrada desconhecida durante a noite, e se você esta com crianças então pensem duas vezes antes de tomar a decisão de viajar durante a noite, é mais aconselhável ir durante o dia, porque nunca se sabe quando vai ter que parar quando tem uma criança no carro.



Lista
Lista de coisas que não podem ser esquecidas parece bobagem, mas fazer uma lista vai te ajudar e muito, principalmente se você tem mais de um filho, alguns itens como fones de ouvidos são de máxima importância, uma almofada ou travesseiro também não podem faltar, para os pequenos os DVDs com desenhos favoritos, para os maiores jogos e musicas que gostam.

E o mais importante. Não se esqueça de usar o cinto de segurança e ensinar seus filhos desde sempre à importância de usar, às vezes eles fazem manha dizem que machuca ou que querem dormir e o cinto atrapalha, mas eles precisam entender que não podem viajar sem cinto de segurança, seja firme nesta hora que eles vão aprender e param de reclamar. Outra coisa importante, alguém tem que estar acordado para fazer companhia para o motorista da vez.

Boa viagem! HH



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Bolo de Capuccino sem glúten e sem lactose.

Olá esta é a nova versão do meu famoso bolo de capuccino, Já faz alguns anos que eu comecei tirar o glúten da minha alimentação, a princípio...