sexta-feira, 26 de junho de 2015

Resiliência



As pessoas resilientes são aquelas que têm uma capacidade enorme de se levantar após um baque, elas tem problemas e passam por dificuldades como todas as outras, mas de repente se levantam, tiram o pó acumulado e simplesmente recomeçam. Não importa o quão difícil possa parecer, elas superam. Sempre há uma luz no final do túnel, essas pessoas não se entregam as dificuldades. Para essas pessoas o otimismo vence sempre!
 
 
Nem todos tem essa facilidade e muitas vezes dependendo do problema a pessoa se entrega totalmente e não existe nada que possa ser dito ou feito, infelizmente existem muitas pessoas assim e o que pode parecer pouco para algumas tem uma enorme importância para outras. O sofrimento por não conseguir reagir é enorme.
Muitas vezes acordar, colocar uma roupa ou tomar o café da manhã torna-se uma tortura, pois não existe resiliência. Os problemas tornam-se muito maiores do que eles realmente são.
Pessoas resilientes tem a capacidade de se reinventar diariamente, traçar objetivos e literalmente correr atrás do que desejam, não ficam esperando nada cair do céu, até porque isso não vai acontecer mesmo. Geralmente não esperam ajuda de outras pessoas porque conseguem resolver tudo sozinhas.
 
 
Muitas vezes a vida nos coloca diante de problemas e novos desafios e precisamos ser fortes e destemidos, mas tudo isso demanda uma enorme força de vontade para muitas  pessoas.
Todos podem desenvolver a resiliência, ser mais confiantes, superar obstáculos e encarar os medos, para isso precisamos condicionar o nosso cérebro e programa-lo de forma que consigamos selecionar os problemas e priorizar aqueles que precisam ser corrigidos e tratados, afinal não se pode resolver tudo de uma vez. Aprender a se controlar diante da vida e das pessoas, manter a calma e respirar fundo, são os primeiros passos. Nada vai acontecer se ficarmos reclamando sem parar e nos distanciarmos daqueles que amamos.
 
 
Sempre digo que os pensamentos ruins tem o tamanho que queremos dar pra eles, afinal problemas todas as pessoas têm, o segredo está em percebê-los e enfrenta-los. Podemos aprender a deixar esses pensamentos bem pequenos se substituirmos algo ruim por algo bom, pode ser a lembrança de um lugar especial ou de uma pessoa, um dia inesquecível, uma história engraçada, é incrível como o “ruim” perde a força na hora e de repente você percebe que o que te fez sofrer não tem mais tanta importância, ficou leve. É óbvio que nada disso se consegue de um dia para o outro, mas não se pode desanimar diante das dificuldades, pois elas sempre existirão. Muitas pessoas acreditam que se mudarem tudo na vida os problemas irão embora, infelizmente isso não será assim, mudar de casa, de cabelo, de cidade não vai alterar em nada o seu comportamento e o modo de encarar as dificuldades, mas aprender a ser resiliente será um grande avanço. Renascer diante de um problema é enriquecedor.


 
 
Na física o termo resiliência significa que um determinado tipo de material pode sofrer muita pressão, mas ele nunca se deforma ou se rompe, na verdade ele continua mantendo suas características originais. E foi por esse motivo que termo resiliência ficou conhecido para demostrar que muitas pessoas são exatamente assim, fortes como rochas e corajosas.
Aprender a se controlar e observar os outros é uma ótima opção se quiser ser resiliente. Para a ciência existem pessoas com uma notável capacidade de ser resiliente e outras não, algumas ficam sofrendo e sem ação, já outras conseguem reagir com muita facilidade e muitos estudos tem sido feitos a partir dessas reações. Você também pode "treinar "para ser resiliente, uma boa dica é tentar fazer algo que você achou que nunca seria capaz de fazer, pode ser nas artes, na culinária, ou um grande desafio, como montar um quebra cabeças de 1000 peças, não importa, o que realmente interessa é fazer acontecer e de repente você poderá se surpreender consigo mesmo.
É importante que a família esteja atenta e observe como uma determinada pessoa do convívio familiar se recupera diante das dificuldades, e é na infância que esses fatores começam a aparecer, as crianças devem ter força de vontade e se mostrarem dispostas e se levantar depois de alguma dificuldade. Chorar depois de um tombo de bicicleta faz parte, mas montar nela novamente e continuar o caminho é uma escolha. Os resilientes pouco se importam com a queda, querem mais é voltar a se divertir.
O bom humor também é uma característica dos resilientes assim como o controle emocional.
Procurar ajuda de um profissional também é importante, pois nem sempre se consegue fazer tudo sozinho.
 
 
Na terapia floral conseguimos ajudar as pessoas a descobrirem que a força está dentro delas.
Para ajudar a fortalecer gosto muito do Floral GENTIAM, pois ele é o floral da fé e eu acredito que a fé pode ajudar qualquer pessoa a dar o primeiro passo. Esse floral traz otimismo, esperança e encorajamento.
OLIVE é um floral muito bom e é usado para dar energia, pois ele revigora e impulsiona, mas também traz confiança.
Acredito que as terapias naturais podem ajudar nos momentos mais difíceis, mas nunca deixe de ter uma boa orientação através de um médico, procure ajuda se você não conseguir resolver sozinha. Um psicólogo também pode ajudar a fortalecer a sua autoconfiança e fazer com que você consiga aprender a lidar com seus problemas em geral.


 
Ser resiliente também é ter a capacidade de reconhecer que a força existe e está dentro de você e todos podemos encontra-la. Ser feliz é inerente ao ser humano, precisamos tentar ter uma vida leve, saudável e prazerosa.
Todos somos especiais e temos um compromisso com a felicidade.
 
Viva bem e seja feliz!
 
 Andréa.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Bolo de Capuccino sem glúten e sem lactose.

Olá esta é a nova versão do meu famoso bolo de capuccino, Já faz alguns anos que eu comecei tirar o glúten da minha alimentação, a princípio...