Cuidados com a pele no inverno.


O inverno está chegando, e com ele as mudanças na temperatura e umidade do ar, que levam à diminuição da transpiração corporal. Esses fatores fazem com que a pele fique mais seca. Além disso, nessa época é comum tomar banhos mais quentes, que provocam a remoção da oleosidade natural de forma mais intensa, diminuindo assim o manto lipídico que retém a umidade da pele.  Outro agravante dessa época é que, com a temperatura mais baixa, as pessoas tendem a ficar em ambientes fechados e sem circulação de ar, o que além de ressecar a tez (epiderme do rosto) aumenta a exposição da pele aos vírus, bactérias, dentre outros agentes infecciosos. Por isso, em épocas frias, os cuidados com a pele devem ser redobrados para manter a tez livre do ressecamento. 

A pele do rosto e do corpo está sujeita ao ressecamento no inverno. O clima frio e seco pode deixá-la com aspecto esbranquiçado, o que indica a desnaturação das proteínas. Para evitar tais sintomas é importante fazer hidratações profundas e, além disso, praticar uma alimentação saudável, rica em vitaminas e antioxidantes que podem trazer benefícios em longo prazo.
Uma boa alimentação também é importante para manter a pele hidratada. Acostume-se a comer legumes, hortaliças e frutas, esses alimentos são fontes de vitaminas e minerais que neutralizam os radicais livres, prevenindo o envelhecimento da pele. As frutas ricas em vitamina C, como morango, laranja, mexerica, limão, cereja, entre outros; e os vegetais como brócolis, repolho, cenoura, entre outros, são exemplos de alimentos para a estação.
A soja é outro alimento que deve ser adicionado à dieta saudável. O produto é rico em isoflavonas, substâncias que evitam o ressecamento e melhoram a elasticidade da pele. Além da soja, adicione também castanhas, nozes e amêndoas, que são ricas em vitamina E, selênio e antioxidantes, importantes aliadas para manter a pele saudável e bonita.
Durante o inverno, é muito comum diminuir a ingestão de água, um erro grave. Manter a ingestão de água é extremamente importante para manter a hidratação da pele e de todo o organismo que naturalmente fica debilitado por causa do clima frio. Um corpo hidratado apresenta uma pele macia e elástica. Se você não é muito fã de água, durante essa estação, uma dica é tomar chás claros ou de frutas. Divida a quantidade que é indicada para um dia - geralmente 2 litros, entre água e chás. Assim, você pode tornar essa atividade mais prazerosa.

Frio é sinônimo de clima mais seco, com baixa umidade do ar. Essa combinação pode acabar ressecando a pele e deixando um aspecto mais craquelado nas extremidades, como cotovelos, por exemplo, além de tirar o brilho natural e saudável do rosto. Mas a temporada da elegância não combina com corpo maltratado. Pensando nisso, listamos alguns cuidados básicos com a pele para que você viva o inverno linda, com a flexibilidade e a elasticidade merecida, prevenindo o envelhecimento. 

·     Ar-condicionado: é mais habitualmente usado no verão, mas muitas vezes também usamos no tempo frio no trabalho ou no carro. Evite o máximo que puder, já que ele rouba água do corpo e também resseca.
·     Temperatura do chuveiro: não abuse de banhos muito quentes e demorados, eles também fazem com que a pele fique mais ressecada, o que vai piorar a ação do frio.
·     Hidratação: hidratar sempre é o segredo, use cremes hidratantes, de preferência logo após o banho. Dê atenção a partes mais ásperas do corpo, como cotovelos, pés e joelhos. Use também produtos específicos para o rosto.
·     Cuidados com os lábios: os lábios também sofrem bastante com ressecamento no inverno, é importante usar hidratantes labiais para evitar rachaduras; existem várias opções de umectantes que além de hidratar deixa os lábios mais bonitos.
·     Água sempre: aquela história dos dois litros de água diariamente deve ser mantida em todas as estações. No inverno, a água também ajuda a hidratar e evitar todos esses problemas causados pela baixa temperatura.
·     Não se esqueça do filtro solar.                                                                                                                                  
                                         HH

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