quarta-feira, 10 de junho de 2015

O poder do açafrão para saúde e emagrecimento.


Como boa goiana que sou, uso o açafrão da terra (cúrcuma) desde criança e sempre que vou para Goiás trago de lá para garantir meu estoque. Eu gosto de trazer de Goiás porque lá ainda podemos encontrar pessoas que plantam  e preparam o pó de forma simples e natural, mas podemos encontrar facilmente em lojas de produtos naturais e supermercados também.
Açafrão da terra também é conhecido como cúrcuma ou açafrão da índia, é uma especiaria incrivelmente benéfica e hoje vamos falar um pouco dela.
Originária da Ásia, o principal ingrediente ativo da cúrcuma é a curcumina, que também está presente no gengibre, um grande amigo e aliado da dieta saudável por seu efeito termogênico. Os benefícios são muitos, este alimento é um poderoso antioxidante que ajuda a melhorar a memória, funciona como potente anti-inflamatório e ainda auxilia na prevenção de doenças como diabetes, síndrome metabólica e obesidade.
Rico em fibras e vitaminas, o açafrão ajudar a reduzir as gordurinhas acumuladas no corpo graças à curcumina, responsável por limpar toxinas do organismo associadas ao ganho de peso. O tempero pode ser inserido no cardápio de diversas maneiras. Ele pode, por exemplo, ser consumido em forma de chá, diluído em água fervente. Uma colher de café de pó de açafrão é o suficiente para uma xícara (cerca de 150 ml).
Na culinária, ele é utilizado para colorir e dar sabor aos pratos, sopas, molhos, peixes, frangos e arroz. Deve-se dissolver o pó em um caldo quente antes de colocar na receita. Sem contar que ele dá um toque especial aos pratos, experimente usar no frango grelhado. Além disso, o tempero ainda pode ser usado em saladas ou mesmo substituindo o sal no preparo de vários outros pratos do dia a dia.



E os benefícios não param por aí! Ela ainda tem ação antibacteriana, anti-inflamatória, e antioxidante, e ainda ajuda a reduzir as cólicas menstruais, que tanto nos incomoda. Pode ser difícil de acreditar que uma simples planta possa prevenir o aparecimento do câncer, ou auxiliar em seu tratamento, mas já existem estudos que dizem que o açafrão realmente o faz. Isto acontece porque a planta é rica em poderosos antioxidantes, os quais agem no organismo de diversas maneiras, como retardar o envelhecimento; rejuvenescer o organismo; combater doenças cardiovasculares e sim, até mesmo prevenir contra o câncer e leucemia. E quando o indivíduo já é portador da doença, o consumo regular de açafrão (sempre com o devido acompanhamento médico, claro)  aumenta  a possibilidade de sucesso da quimioterapia.
E tem mais! A cúrcuma é uma grande aliada à dieta de emagrecimento, tanto por auxiliar no processo, como por seus benefícios à saúde! Ela é um antinflamatório natural que ajuda a perder peso graças à curcumina que limpa as toxinas e inflamações associadas ao ganho de peso.
                                                                  HH

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Bolo de Capuccino sem glúten e sem lactose.

Olá esta é a nova versão do meu famoso bolo de capuccino, Já faz alguns anos que eu comecei tirar o glúten da minha alimentação, a princípio...