sexta-feira, 19 de junho de 2015

Trigão

Mais uma vez venho com uma receita de família, dessa vez um prato muito saboroso, nutritivo e cheio de ingredientes inusitados, digo isso porque é difícil ver macarrão, trigo e frango juntos num prato só.
Desde criança minha avó faz essa delícia. Uma certa vez no auge da minha adolescência eu adorava ver revistas de culinária, então decidi escrever para a revista Claudia Cozinha em 1994, eu sempre elogiava as receitas publicadas e acabei ficando conhecida na redação. Eu literalmente escrevia cartas e enviava pelo correio. Até que um dia fui convidada para um almoço na cozinha experimental da Bettina Orrico que era a editora chefe da Claudia Cozinha na época, o almoço foi delicioso e me diverti muito, neste mesmo dia contei sobre minha receita de família e todos ficaram interessados, depois disso foi só combinar com a minha avó e leva-la para cozinhar na revista, em seguida a receita foi publicada. Foi uma experiência muito legal e minha avó adorou, ficou famosa!rsrs
 
 
Hoje vou dividir essa receita de família com vocês que prestigiam o nosso blog!




Ingredientes:

- 500 gramas de trigo ralado grosso (se não encontrar pode fazer com o comum mesmo)
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 250 gramas de macarrão cabelinho de anjo
- 4 peitos de frango com osso ( da mais sabor com osso)
- 4 dentes de alho( costumo fazer sem, mas estou dando a receia original)
- 1 xícara de chá café de óleo
- 4 cebolas grandes picadas
- 8 tomates picados, sem pele
- 4 cubos de caldo de frango
- 3 folhas de louro
- 1 xícara de salsinha picada
- sal e pimenta do reino à gosto
- 4 xícaras de chá de água





Preparo:

Lave o trigo e deixe na água por duas horas, depois escorra a água e reserve. Numa panela derreta a manteiga e coloque o macarrão quebrado e frite até dourar, cuidado para não deixar queimar, reserve.
Tempere o frango com o alho e o sal, esquente o óleo e frite os peitos até dourar, adicione a cebola e continue refogando até a cebola ficar dourada também. Acrescente os tomates picados,os cubos de caldo de frango e as folhas de louro e vá fritando  até o frango ficar cozido, retire-os da panela e com a ajuda de uma garfo desfie o frango em lascas, não precisa ser muito pequeno.
Coloque novamente os pedaços do frango agora desfiados na panela e acrescente a água e o trigo reservado( retire um pouco da água que ficou no trigo espremendo com as mãos), em seguida tampe a panela e  deixe o trigo cozinhar um pouco, retire as folhas de louro e coloque a pimenta e a salsinha. Junte o macarrão frito e misture tudo delicadamente, deligue o fogo e tampe a panela novamente por alguns minutos. Sirva bem quentinho. Essa quantidade é suficiente para 12 pessoas.
Uma boa opção de acompanhamento é salada de folhas verdes.
 
 
 
Minha avó hoje está com 87 anos e me orgulho de ter aprendido tantas coisas com ela! Vó, te amo.

Espero que todos façam essa receita maravilhosa, aproveitem o final de semana e vão se divertir na cozinha! rsrs 

Bom apetite!

Andréa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Bolo de Capuccino sem glúten e sem lactose.

Olá esta é a nova versão do meu famoso bolo de capuccino, Já faz alguns anos que eu comecei tirar o glúten da minha alimentação, a princípio...