quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Homus - Por Iriane da Silva


Sobrou grão de bico do Ano Novo, então resolvi fazer essa pasta deliciosa!
O Homus é uma iguaria típica da culinária árabe feito a partir de grão-de-bico cozido, azeite, tahine ,(coloquei sementes de gergelim que deixei ½ hora de molho) suco de limão, sal, alho, cebola e salsinha. Bati no mixer e me deliciei com pão integral! 
O grão de bico, é um alimento do grupo das leguminosas, assim como feijão e lentilha. Ele é fonte de proteínas, carboidratos, fibras, minerais como ferro, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, vitaminas como do complexo B e betacaroteno. 
O grão de bico se destaca entre as outras leguminosas, pois a proteína e o ferro são melhores absorvidos pelo nosso corpo.
Ele pode ser consumido como patê (também chamado de homus), como eu fiz, em sopas, saladas e ser adicionado a outros legumes.
Por conter fibras dietéticas, o grão de bico serve para reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue, é bom para diminuir a pressão arterial e os níveis de triglicerídeos.
Resumindo: pode reduzir o risco termos doenças cardíacas.
Esse grão também é rico em triptofano, um aminoácido (menor parte da proteína) usado pelo organismo para a produção de um neurotransmissor chamado serotonina, responsável pela ativação dos centros cerebrais que dão sensação de bem-estar. 



Iriane da Silva - especializada nas áreas: clinica, estética e fitoterápica.
Sócia proprietária da clinica Saúde Elementar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Bolo de Capuccino sem glúten e sem lactose.

Olá esta é a nova versão do meu famoso bolo de capuccino, Já faz alguns anos que eu comecei tirar o glúten da minha alimentação, a princípio...