sábado, 24 de janeiro de 2015

JARDIM BOTÂNICO DE SÃO PAULO

São Paulo é uma cidade de muitos contrastes, temos muitos prédios, casas, avenidas, ruas estreitas e muito barulho, mas ainda podemos encontrar um lugar sossegado e arborizado, um Oásis no meio da Selva de Pedra, estou falando do Jardim Botanico de São Paulo.






Em 1928 o naturista mineiro Frederico Carlos Hoehne convidado pelo governo do estado assinou o projeto do Jardim Botânico, até então esse espaço era destinado para o abastecimento de água do bairro do Ipiranga, é possível visitar a nascente desse rio caminhando por uma trilha que se inicia dentro do Jardim, é uma caminhada de 40 minutos, mas também existe uma trilha adaptada para pessoas com mobilidade reduzida, inclusive é importante ressaltar que todo o parque tem acessibilidade.



Hoje em dia o Jardim tem uma área de 360 m² e mais de 380 espécies de árvores da Mata Atlântica. Esse é um passeio imperdível que agrada todas as idades, um lugar limpo e organizado com muita segurança. Todos os funcionários são muito educados e conhecem bem o local.
 
 


 E o que tem pra fazer lá?

  Muita coisa pode ser feita no Jardim Botânico além de passear e respirar bem, é possível fazer um incrível piquenique embaixo das lindas árvores que tem lá, meditar , ler um bom livro, conversar com amigos e almoçar, inclusive dentro do Jardim tem um restaurante por quilo muito bom, ele tem um Buffet de saladas e de pratos quentes.
 
 
 
 
Podemos observar não só a vegetação, mas também alguns animais como, o tucano de bico verde, bicho preguiça, bugios e alguns roedores, além de lindas borboletas.
 


Dentro do jardim encontramos o Museu Botânico Dr. João Barbosa Rodrigues no formato curioso de uma cruz e foi inaugurado em 1942, entrando nele é possível ver várias espécies de plantas, óleos essenciais e alguns instrumentos usados em pesquisas e um lindo vitral no teto, é belíssimo e retrata flores e plantas.
 


Andando pelo Jardim nos deparamos com duas lindas estufas feitas de ferro inglês, uma delas guardam plantas tropicais e na outra ficam as exposições temporárias. O Lago das Ninféias é lindo e é formado pelo represamento do Córrego Pirarungáua, afluente do Riacho do Ipiranga, tem muitas plantas aquáticas, mas as que mais se destacam são as Ninféias de cor amarela, rosa e roxa. Essa flor é o símbolo do Jardim Botânico.






O Jardim dos sentidos é muito agradável, tem muitas plantas aromáticas e andando com calma conseguimos sentir o perfume de cada uma delas, lavanda, alecrim, cânfora, menta, manjericão e muitas outras, o interessante é que nesse pequeno jardim o toque nas plantas é permitido e indispensável.






Bem ao lado das estufas tem duas escadarias de pedra no Jardim de Lineu, elas são de 1928 e tem adornos lindos feitos em pedra esculpida. Bem ao lado das estufas podemos observar uma quantidade enorme de orquídeas, tem de todos os tamanhos e variedades.





Acho que agora todos ficaram com vontade de visitar o jardim Botânico, é sensacional!
Por isso, combine com sua família e vá se divertir!
 

  A entrada custa R$ 5,00 e estudantes e idosos pagam metade do valor.
  O estacionamento fica do lado e custa R$ 8,00(Se você for almoçar no restaurante e ficar até as      14:00 o estacionamento é gratuito)
  O endereço é Avenida Miguel Estéfano, 3031 - Zona Sul
  Funciona de terça à domingo das 9h às 17h. Para mais informações acesse: www.ibot.sp.gov.br
 
Boa diversão!
 
Andréa
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Bolo de Capuccino sem glúten e sem lactose.

Olá esta é a nova versão do meu famoso bolo de capuccino, Já faz alguns anos que eu comecei tirar o glúten da minha alimentação, a princípio...