O poder da melancia.

A melancia é um dos frutos mais populares do planeta, ela faz a alegria das crianças no verão e oferece vários benefícios: estimula a vascularização do corpo, garante uma respiração ainda mais eficiente e ajudar a emagrecer.

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Verão e melancia são uma combinação perfeita, já que a fruta é composta por 90% de água, o que a torna um hidrante natural e delicioso. Ideal para ser consumida nos dias mais quentes, ela ainda tem a vantagem de ser pouco calórica.

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Origem da Melancia
A melancia é originária da África, presume-se que do deserto de Kalahari. O primeiro registro de colheita de melancia se deu há cerca de 5.000 anos, no Egito, como descrevem hieróglifos encontrados nas paredes de suas construções remotas. No antigo Egito, melancias eram colocadas nos túmulos dos reis para alimentá-los na ‘vida após a morte’. Partindo do Egito, a melancia se espalhou por todos os países ao longo do Mar Mediterrâneo, levada por navios mercantes.
Por volta do século 10, a melancia foi levada à China, que é atualmente, o maior produtor e consumidor da fruta.
Durante o século 13, a melancia se propagou pelo resto da Europa através dos mouros.
Através dos escravos, a melancia foi levada para as Américas.
Na América do Norte, destaca-se os Estados Unidos, que atualmente ocupa a quarta posição na produção mundial de melancia.
Na América do Sul, destaca-se o Brasil, onde a produção foi estimada pelo IBGE em 144 mil toneladas em 1991, onde é cultivada principalmente nos estados de Goiás, Bahia, Rio Grande do Sul e São Paulo.

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Benefícios à saúde
Melancia é fonte de energia, isso porque ela é rica em vitamina do complexo B, principalmente a B5. Também conhecida como ácido pantotênico, ela ajuda o corpo a extrair energia dos carboidratos, das gorduras e das proteínas. Em outras palavras, ela atua na conversão desses nutrientes em combustível para que as atividades do nosso organismo sejam realizadas com perfeição.
O câncer é muitas vezes causado por processos oxidativos recorrentes, que lesam o DNA e provocam alterações celulares. A melancia possui uma substância chamada licopeno, cuja pigmentação atribui a ela sua coloração avermelhada. O licopeno tem comprovada ação antioxidante, que impede que os radicais livres ataquem as células do corpo e provoquem lesões.
A fruta fornece boas doses de vitamina A. Segundo a Sociedade Americana Torácica, o nutriente participa dos processos regenerativos dos alvéolos, pequenas estruturas do pulmão que atuam no intercâmbio de gases. A vitamina ainda ajuda a combater processos inflamatórios. Consuma uma fatia da fruta diariamente para suprir a quantidade de vitamina A recomendada.

Segundo pesquisas a parte branca da fruta é rica em citrulina. Esse aminoácido é convertido em arginina por enzimas, que atua na formação de óxido nítrico. Essa terceira substância relaxa os vasos sanguíneos e estimula a vascularização do corpo inteiro, incluindo os órgãos sexuais por isso aumenta a libido.
Combate à anemia, a melancia é fonte de ferro, mineral que ajuda os glóbulos vermelhos a transportarem oxigênio para todas as células do corpo.

Como fonte de ferro, mineral que ajuda os glóbulos vermelhos a transportarem oxigênio para todas as células do corpo, a melancia combate a anemia. A fruta é uma boa opção de fornecimento do mineral para vegetarianos e atletas, que tendem a perder glóbulos vermelhos com mais rapidez.
A melancia é rica em potássio, mineral que participa juntamente com o sódio e o cloro  no equilíbrio hídrico do corpo. Por esse motivo, ela ajuda a eliminar a água em excesso e ainda regula o pH do sangue por tabela. Outro benefício é a estimulação dos rins a trabalharem melhor, driblando a retenção de líquidos, faça o suco com as sementes.
Existem algumas contra indicações. 
Algumas pessoas podem desenvolver intolerância a citrulina, um aminoácido presente na melancia. Boa parte dos pacientes com artrite reumatoide é intolerante a essa substância, assim como aquelas pessoas que sofrem de uma deficiência genética conhecida por citrulinemia. Por tanto se você aha que pode estar neste grupo consulte um medico.
A fruta traz muitos benefícios à saúde, mas é preciso cuidado, especialmente no caso de diabéticos, o índice glicêmico é um indicador que possibilita a verificação de quanto um determinado alimento é capaz de elevar o nível de glicose no sangue, e o da melancia é tido como alto. A melancia é um alimento pouco calórico (24 kcal/100g), porém o seu índice glicêmico é alto (72). Este fato contraindica a ingestão desta fruta, isolada, por pacientes portadores de resistência insulínica e de diabetes do tipo 2.

Não é preciso eliminar a melancia da alimentação: é sempre bom ingeri-la com outras frutas, seja na sobremesa ou em forma de suco, ou com outros alimentos como fibras, sementes e oleaginosas.


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Saciedade

Uma das qualidades da melancia é seu poder de saciedade. Ela pode, sim, favorecer quem quer emagrecer: Isso em casos de dietas balanceadas e, em especial, se for adicionada uma colher de sopa de grão integral saciador como quinoa, amaranto ou linhaça, por exemplo, a uma porção de 200 gramas/ml.



Andréa

A fruta é uma boa sugestão para lanches, seja da manhã ou da tarde, por exemplo.
É importante comprar a melancia inteira. Se a família for pequena ou se for para uma pessoa só, vale a pena investir na versão mini ou baby, se for comprar a fruta já cortada em pedaços e sem caroços, certifique-se de que foi cortada há poucas horas ou peça para cortarem na hora da compra, na sua frente.

Isso porque todo antioxidante tem capacidade de se ligar com o oxigênio e se estragar, ou seja, oxida rapidamente. Assim, perde seus benefícios.

O melhor é comprar e já consumir. Se guardar na geladeira, cortada, será fonte de água, mas perderá o efeito antioxidante. Se a escolhida for aquela metade coberta com papel filme, retire a primeira camada da fruta antes de comê-la.

O uso de substâncias naturais é sempre benéfico, e deve ser acompanhado de práticas saudáveis. Vamos aproveitar o que a natureza tem para oferecer!

                                                                   by HH

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