Sagu de vinho tinto


Sagu é uma fécula extraída de determinadas palmeiras chamadas Saguzeiras, é feito a partir do amido processado que é encontrado no interior do tronco. O sagu que conhecemos no Brasil é feito de fécula de mandioca e é utilizado em diversos pratos da culinária brasileira.
Sagu possui pequenas quantidades de cobre, cálcio, potássio e sódio, mas tem bastante calorias, portanto coma com moderação.
Ele fica uma delícia feito com vinho, leite, sucos e gelatinas. Também existem versões salgadas. O preparo é muito fácil!


 
 
 
Ingredientes:
 
- 9 xícaras de (chá) de água
- 2 xícaras de (chá) de sagu
- 2 xícaras de (chá) de açúcar
- 2 paus de canela pequenos
- 2 xícaras de (chá) de um bom vinho tinto





Preparo:
 
Coloque a água numa panela e quando começar a ferver ponha o sagu e os paus de canela, ele deve cozinhar por 35 minutos, depois coloque o vinho tinto e o açúcar até que as bolinhas fiquem completamente transparentes, isso deve levar mais uns 20 minutos. O  sagu deve ser sempre mexido, caso contrário as bolinhas ficarão grudadas no fundo.
Sagu também fica delicioso acompanhado de iogurtes naturais ou creme Inglês.
 
 
 
 

Receita de creme Inglês:

- 5 gemas de ovos
- 1/2 xícara de (chá) de açúcar
- 1 e 1/2 xícara de (chá) de leite
- 1 colher de (café ) de essência de baunilha

Preparo:

Bata as gemas com o açúcar até ficar bem amarelinha, ferva o leite e adicione as gemas batidas mexendo sem parar, depois coloque a baunilha e volte tudo para o fogo para engrossar. Esse creme pode ser servido quente ou frio.


Observações:
Se quiser colocar gelatina é só usar o sabor que quiser e jogar na panela quando o sagu estiver totalmente cozido, para esse preparo você pode colocar um pouco mais de água no cozimento, pois não terá vinho. Pode usar 10 xícaras de (chá).
No caso dos sucos é só colocar no lugar do vinho.




As crianças adoram!


Um beijo


 Andréa.


 
 

Comentários

Postagens mais visitadas