Lisboa, um sonho de viagem.


Viajar  é um presente, aprendemos outros costumes e culturas e por alguns dias nos desligamos dos nossos problemas e trabalho, afinal ninguém é de ferro.
Uma dica legal é procurar estudar um pouco sobre o lugar que será visitado, pode ser através de mapas, revistas ou livros especializados, hoje em dia a internet é uma perfeita aliada. Fazer um roteiro também é necessário, pois se algo não der certo conseguimos mudar os planos e tentar outro programa.
É muito importante também deixar a documentação de viajem dentro do cofre do hotel, principalmente dinheiro extra e passaporte, faça uma cópia colorida e reduzida para andar na carteira, é mais seguro assim.
A parte mais prazerosa de toda a espera da viagem sem dúvida é quando chegamos ao destino, pois a ansiedade e expectativa  nos garante aproveitar todos os momentos.
Hoje vou apresentar para vocês a encantadora Lisboa!
 
Lisboa é a capital de Portugal e podemos nos orgulhar desse belíssimo país não só porque fomos colonizados pelos portugueses, mas também pela receptividade que nós brasileiros recebemos quando viajamos pra lá, literalmente nos sentimos em casa, a começar pela língua de fácil compreensão e som agradável, mas também pela culinária deliciosa, os diversos passeios entre outros.
 
Lisboa é uma cidade grande, mas é possível conhecer muitos lugares em uma breve viagem. Após o grande terremoto em 1755 a cidade precisou ser reconstruída, apesar de muitos monumentos terem resistido bem.
 
Um dos monumentos mais imponentes em Lisboa sem dúvida é o Castelo de São Jorge , ele pode ser visto de vários lugares passeando pela cidade, essa fortificação foi construída em meados do século XI pelos muçulmanos e servia para proteger os nobres que viviam próximos ao castelo, a construção foi feita com pedras e até hoje está bem preservada e guardando a história. O castelo fica numa área preservada que tem a mais bela vista da cidade e do Rio Tejo, também é possível almoçar no restaurante Casa do Leão que é muito tradicional ou tomar um café e visitar o museu. Para subir até lá é melhor pegar um táxi, pois é bem cansativo, a não ser que você seja muito animado e esteja em boa forma física! Também  é possível  pegar um bondinho que é muito utilizado por lá.
 
O castelo também é cercado de jardins com árvores de oliveiras, escadas altas e pequenas passagens e é possível tirar uma foto com uma bela coruja ou um falcão (pagos à parte).
 
 
O Mosteiro dos Jerônimos é uma obra arquitetônica lindíssima, ele foi construído em meados do século XV por D. Manoel II ao lado da Igreja de Santa Maria de Belém. Do lado de fora vemos toda a exuberância e imponência de uma obra bem detalhada e do lado de dentro muitos vitrais e arcos que marcam o estilo gótico e renascentista.
 
 
Bem na frente do mosteiro encontra-se o Jardim da Praça do Império e foi construído em 1940, tem lindas fontes e muitas árvores. É um lugar gostoso para ler um livro ou tomar um sorvete.
 
E ao lado do Mosteiro é possível se deliciar com os famosos Pastéis de Belém, dá para ir a pé. Entrando na doceira pegue uma mesa e peça esse delicioso pastel acompanhado de uma taça de vinho do Porto, é muito bom!
Essa receita dos pastéis de Belém é muito antiga e o segredo do recheio é guardado a sete chaves! Por dia são vendidos mais de 14 mil pastéis.
É importante dizer que o verdadeiro pastel de Belém é esse, os outros são chamados apenas de pasteis de nata.
 
 
A Torre de Belém foi construída para proteger a cidade de Lisboa, ele foi erguido na época das descobertas e as margens do Rio Tejo. A Torre já foi forte, prisão, alfandega e farol, sem dúvida merece ser visitada.
A Praça do Marquês de Pombal fica no encontro da Avenida Liberdade com suas belíssimas árvores e lojas de grifes e o parque Eduardo VII, no centro da praça existem um monumento em honra do Marquês. Ele foi responsável pela reconstrução de Lisboa após o terremoto, aboliu a escravidão em Portugal e melhorou a sistema de educação, também melhorou as relações com a Espanha e fez um novo código penal para o país. Esse monumento fica em uma rotatória e todos dizem que se você entrar e sair bem dessa rotatória com certeza é um bom motorista, pois o movimento dos carros é intenso!
 
Outro monumento importante para a cidade é o Monumento dos Descobrimentos ou também chamada Padrão dos Descobrimentos, ele foi feito para comemorar os oito séculos do nascimento de Portugal. No topo encontra-se à figura do Infante D.Henrique e nas laterais outras figuras importantes para o país, como Pedro Álvares Cabral, o poeta Luís de Camões, o missionário São Francisco Xavier e o navegador Vasco da Gama entre outros. Esse monumento é muito alto e bonito e embaixo é possível ver o mapa do mundo no chão feito em granito colorido. O Brasil está lá!
 
 
 
Estando nesse monumento também é possível avistar a Ponte 25 de abril ou Ponte sobre o Rio Tejo, ela liga a cidade de Almada a Lisboa, é uma linda ponte vermelha e lembra a Golden Gate em São Francisco. Já no lado de Almada conseguimos avistar o Cristo rei, ele lembra o nosso Cristo Redentor no Rio de Janeiro. A vista desse local é linda!
 
 Lisboa ainda tem lindos prédios e casarões antigos bem preservados, até os viadutos são bonitos, pois ao sair de cada um vemos azulejos coloridos nas paredes e cada viaduto tem um azulejo diferente. A cidade é muito arborizada e no verão sempre está repleta de flores.
 
 
O supermercado mais famoso se chama Pingo Doce e lá é possível encontrar um delicioso doce chamado ovos moles de Aveiro, esse doce feito com gemas é colocado em formas feitas de hóstias, todos os docinhos tem formato de elementos marinhos como conchas e caramujos, isso por causa da região de Aveiro que é uma cidade litorânea , também é possível encontrar em lojas do El Corte Inglês que é uma grande loja de departamentos em Portugal, essa loja é maravilhosa!
 
 
Um passeio muito bonito é ir a uma casa de Fado, geralmente tem um jantar incluido e logo em seguida um show com cantores, o fado é uma música típica de Portugal, geralmente conta uma história de amor sofrida ou temas do cotidiano, sempre existe uma história cantada no fado. Vale a pena!Também existem casas de shows com danças típicamente portuguesas, as músicas são muito animadas e nós brasileiros conhecemos a maioria.
 
A cidade de Lisboa tem uma rede hoteleira bem diversificada, a rua mais famosa do comércio chama-se Rua Augusta, nela é possível encontrar muitas lojas com artesanato típico e confeitarias, além de bons restaurantes que servem o típico bacalhau e pratos com frutos do mar. Geralmente o bacalhau em Portugal é servido sobre uma cama de espinafre, com batatas coradas e azeitona, tudo regado com azeite.O restaurante Solar dos Presuntos é muito conhecido e tem um couver delicioso, não deixe de visitar.
Esse bacalhau aqui embaixo é o famoso bacalhau à Brás!
 
A Praça do Rossio também é outro ponto que precisa ser visitado, essa praça tem lindas fontes e um comércio diversificado, a tradição é comer uma castanha assada feita na hora. Perto da praça encontra-se o teatro nacional D.Maria II que é uma jóia arquitetonica.
 
 
Na cidade também tem um Oceanário muito bonito e bem construido, é o maior da Europa, com mais de 16 mil  animais e plantas diferentes, as crianças adoram esse passeio!
No verão as temperaturas são bem altas e no inverno o frio é muito rigoroso, por isso é bom se programar e escolher a época ideal para viajar, eu prefiro o verão, pois a cidade é linda e da para aproveitar melhor e andar pelas ruas à vontade.
 
 
 As frutas são deliciosas, é impossivel não comer um delicioso pêssego, figo ou cerejas frescas, é fácil encontrar em supermercados e também deliciosos queijos, presuntos e um bom vinho, é só comprar e levar para o quarto do hotel, é muito divertido fazer um lanche sem compromisso com a família!

 
 
Existem passeios que podem ser feitos se você está em Lisboa, para isso alugue um carro ou pague uma excursão, geralmente os hotéis indicam empresas confiáveis, você pode ir para a Costa da Caparica onde ficam as lindas praias ou visitar o palácio de Queluz que foi construido a pedido do infante D. Pedro, futuro D. Pedro III rei de Portugal, esse palácio tem o estilo rococó e foi usado durante os verões, possui um lindo jardim e vários aposentos. Hoje em dia ele recebe chefes de estado e é usado para reuniões.
 
 
 
 
 
Lisboa é uma cidade grande, mas cheia de peculiaridades e sem dúvida merece ser visitada.
Então se programe e boa viagem!

Um beijo

Andréa.
 
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas