Benefícios da atividade física no inverno.



No inverno, o frio e a preguiça são os fatores que contribuem para a desistência da prática de atividade física. Afinal, com a temperatura lá embaixo o cobertor e os alimentos calóricos falam mais alto, só conseguimos pensar no capuccino e no foundue de queijo,  e o treino acaba ficando em segundo plano.
Eu sei bem que treinar no inverno é um desafio e tanto, mas é melhor pensar nos benefícios que isso pode trazer: as baixas temperaturas aumentam o gasto calórico. Isso porque no frio o corpo precisa gastar mais energia para se manter aquecido, acelerando o metabolismo, e assim o organismo consume mais calorias. Aproveite o aumento da perda calórica na hora da pratica de atividade física para queimar os excessos na alimentação. 
Quem  já tem uma rotina de exercícios estabelecida, acaba ganhando imunidade e evitando gripes e resfriados típicos da estação, por conta do metabolismo mais regulado. Já para aqueles que não estão acostumados a realizar atividades físicas, pode ocorrer uma queda na imunidade.
Treinar com roupas adequadas e evitar se expor ao frio são alguns dos cuidados que devem ser levados em consideração. Manter-se aquecido é importante, mas isso não significa usar roupas pesadas. Com alguns minutos de exercício o corpo já começa a aquecer. Se estiver usando roupas pesadas isso acaba te prejudicando; a ideia é  transpirar, e não abafar.
É preciso muita motivação para manter a rotina de exercícios e chegar com tudo em cima no verão. Para não fugir da academia nessa época do ano precisamos ter foco e rotina.  Se você ficar uma semana sem treinar, pronto: a preguiça se instala, e você vai ter mais dificuldade para voltar ao ritmo. O ganho de peso pode ser maior em quem abandona e recomeça os exercícios com frequência.
Bem, pense melhor antes de se entregar para a preguiça. Manter a rotina é sempre a melhor opção. Não se esqueça de que o  “projeto verão” tem que começar no inverno, e não no calor. Nada de esperar o verão chegar para correr atrás do prejuízo do inverno! A mudança corporal não acontece da noite para o dia.
O grande vilão do inverno é a preguiça. Então que tal criar estímulos para levantar da cama e ir treinar, ou para quem treina a noite não querer correr pra casa, se enfiar embaixo das cobertas e comer tudo que é quentinho?
Faça uma seleção de musicas animadas,  e que te deixem de autoastral. Assim, terá uma sensação de bem-estar e motivação para realizar qualquer atividade física.
Não passe em casa depois do trabalho antes de ir para a academia. Evite a preguiça de sair de casa, que faz com que as pessoas desistam de treinar, e se você costuma treinar pela manhã deixe sua roupa separada, assim não terá desculpas do tipo, com este frio que roupa eu vou usar.
Se puder, treine com um amigo. Ele pode ser um grande aliado para os dias preguiçosos e uma boa ajuda para atingir os seus objetivos.
No inverno, o corpo gasta mais energia. Aproveite que nos dias mais frios o aumento da demanda energética é maior e utilize essa manobra do organismo a seu favor para eliminar aqueles quilinhos extras.
Faça um bom aquecimento antes do treino para espantar o frio. Chegue na academia e faça um aquecimento na esteira por 10 minutos. A liberação de endorfina vai espantar a preguiça, além disso, a atividade serve como alongamento para acordar a musculatura contraída.
Se a academia estiver vazia não fique desanimado, use isso a seu favor. O menor fluxo de pessoas  é a oportunidade perfeita para treinar com tranquilidade, não ter que revezar aparelhos com outros alunos, e ter mais atenção do professor.

Bom treino HH

Comentários

Postagens mais visitadas