As belezas de Sintra


Continuando nossa viagem por Portugal, hoje apresento a vocês a cidade de Sintra. Ela é uma vila portuguesa do distrito de Lisboa, é uma cidade que fica aos pés de Serras rochosas de beleza única. A viagem é rápida e dura apenas 40 minutos saindo da capital. A vegetação densa e as construções antigas e bem preservadas nos fazem perceber a história e viajar através do tempo. É possível se encantar pela cidade caminhando por alguns minutos.





Sintra tem uma produção vinícola importante e seus mármores são muito conhecidos, passeando pela cidade vemos muitas lojinhas com artesanatos diversos, cerâmica, bordados, doceiras, restaurantes etc...

O clima é muito agradável, até mesmo no inverno. Durante o verão mesmo com calor intenso a sensação é boa, isso porque as serras e os ventos amenizam a temperatura. Na primavera Sintra fica cheia de flores, principalmente hortênsias que adoram climas úmidos, é possível encontrar as mais diversas cores passeando pela cidade, o canto dos pássaros também chamam a atenção. 
A cidade de Sintra também é conhecida pelos palácios majestosos e bem conservados dentre eles o Castelo dos Mouros, esse castelo é uma fortificação datada do século X e foi construída pelos muçulmanos, passeando pela cidade é possível perceber as gigantescas muralhas contornando a cidade e no ponto mais alto avistamos o Oceano Atlântico, a paisagem é magnífica.
O Palácio Nacional de Sintra é outra construção muçulmana de arquitetura rebuscada, nas janelas vemos  arcos que parecem esculpidos por anjos, isso por causa da perfeição , os azulejos nas fachadas do palácio geometricamente alinhados e as flores em relevo também são lindos. É o único palácio real medieval que permanece intacto.
O Parque e Palácio de Monserrate é outra construção romântica e encantadora com referencias indiana, moura e gótica. O jardim é um exemplo de preservação botânica para cidade.

O Parque e Palácio Nacional da Pena também têm características do romantismo de época Manuelino e Moura. Quando dizemos estilo Manuelino quer dizer que foi durante o reinado de D. Manoel I, essas construções são altamente detalhistas e muito ricas e estão espalhadas por todas as cidades portuguesas. Esse estilo possui características próprias e fazem parte da riquezas de Portugal.
Todos esses palácios podem ser visitados, cada um tem um valor diferente. Por fora são arquitetonicamente perfeitos e por dentro a decoração de cada cômodo é única e espetacular .
A cidade ainda tem conta com dois grandes campos de golfe, um convento Franciscano (convento dos Capuchos), A Quinta da Regaleira, é outra obra prima, cheia de jardins e espaços intrigantes que nos remete a variadas sensações, é um lugar místico. Nesse mesmo lugar existe o Palácio dos Milhões, uma construção em estilo gótico, manuelino e renascentista.


As praias em Sintra também são famosas pelos esportes, como surf, bodyboard e a pescaria desportiva. Para os banhistas, a praia de Adraga e das Maças é um convite irrecusável. A praia Grande já tem características que ajudam as práticas esportivas, pois é mais agitada, lá também é possível visitar os famosos fósseis de pegadas de dinossauros preservadas nas rochas, as crianças adoram!

Bem no centro de Sintra você poderá provar o doce mais famoso da cidade são chamados Travesseiros de Sintra, a loja mais antiga e tradicional chama-se “A Piriquita” e existe há 150 anos, esse doce é feito de massa folhada, gemas e amêndoa, é maravilhoso e impossível comer um só. As fornadas saem toda hora e você pode comer os travesseiros bem quentinhos acompanhados de uma xícara de café. Na doceira ainda tem as famosas queijadinhas e outros doces de encher os olhos e salivar a boca!
Passeando a pé pela cidade você sempre encontrará um lindo lugar para tirar fotografias, é incrível, pois a cidade é cheia de becos e cantinhos especiais cheios de flores e casas antigas.
Não se assuste se você começar a sentir vontade de morar em Sintra, o ar puro, a beleza natural, os moradores, a receptividade com os turistas fazem com que fiquemos deslumbrados. Em sua próxima visita a Portugal não deixe de fazer esse passeio.

 
Boa viagem!


Andréa.

Comentários

Postagens mais visitadas