Torta de alho-poró com presunto

Essa torta é muito fácil de ser feita e é uma delícia, ideal para um almoço leve ou um lanche. O alho-poró é da mesma família da cebola e do alho comum e tem muitos nutrientes como vitaminas A e C e também do complexo B, possui Iodo, Fósforo, Flúor, Ferro e Cálcio. Ele também tem uma substancia chamada alicina que ajuda em casos de doenças coronárias, age como anti-inflamatório e ajuda o sistema imunológico a se manter em equilíbrio.
Além de todos esses benefícios o alho-poró é muito saboroso e pode ser usado em diversas receitas.


Ingredientes para o recheio:

- 1 xícara de chá de leite
- 1 colher de sopa de manteiga
- 4 alhos-porós
- 150 gramas de presunto
- 1 colher de sopa de farinha de trigo bem cheia
- sal à gosto e pimenta do reino à gosto


Preparo:

Derreta a manteiga e coloque o presunto para fritar um pouco, depois junto o alho-poró cortados em rodelas finas e tempere com sal e pimenta, deixe que o alho-poró fique macio, depois coloque a mistura do leite com a farinha de trigo e mexa até obter um creme, reserve.




















Ingredientes da massa:

- 1 xícara de chá de farinha de trigo
- 1 xícara de chá de leite
- 1/2 xícara de chá de maisena
- 1/4 de xícara de chá de azeite
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 3 ovos inteiros
- 1 colher de chá de sal( se quiser pode colocar mais)


Preparo da massa:

Bata os ingredientes da massa no liquidificador. Unte uma assadeira de fundo removível com manteiga e farinha e despeje metade da massa no fundo da assadeira, depois coloque o recheio de modo que fique bem espalhado e  cubra com o restante da massa, por fim polvilhe queijo ralado e leve para assar em forno preaquecido por mais ou menos 35 minutos.
para acompanhar eu sugiro uma salada.
Você também pode variar o recheio dessa receita, pode ser palmito, carne moída, espinafre com queijo etc... Use a imaginação!



Delícia de receita!

Andréa.




Comentários

Postagens mais visitadas