segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Amigo Secreto.


Heloisahellena


Uma das brincadeiras mais famosas do Mundo é o Amigo Secreto. Pesquisamos alguns detalhes e descobrimos a curiosa história de como ele surgiu!
Dizem que o amigo secreto é um ritual nórdico, ou seja, e surgiu para homenagear os deuses, quando no dia 24 de dezembro todos os participantes esperavam amanhecer para trocar os presentes.
A popularização do amigo secreto ocorreu no ano de 1929, em plena crise – bem quando quase ninguém tinha dinheiro para luxo e mimos. A ideia, porém, foi ótima. Através da brincadeira, mesmo com pouco dinheiro, ninguém ficava sem presente no natal e ano novo. Ao invés de precisar comprar presente para toda a família, as pessoas compravam apenas para o amigo secreto.
Claro que a brincadeira chegou para todo mundo com o passar do tempo e passou a ter outro sentido.


Todo ano é a mesma loucura, e sempre pensamos a mesma coisa: como o ano passou depressa!  Nunca temos tempo para a correria do final de ano, as compras de natal, as comemorações, a confraternização na empresa e com os amigos. Mas entre tudo isso, não pode deixar de acontecer a brincadeira do Amigo Secreto. Ela já se tornou uma tradição entre os brasileiros.

É uma brincadeira que reúne adultos e crianças, todos podem brincar. O sorteio é uma diversão, e tem todo um suspense no ar. Se o sorteio for feito online, recadinhos podem ser deixados para o amigo dando pistas de quem seja, ou ajudando na escolha do presente. Para criar um suspense ainda maior você pode inventar um codinome, assim ninguém vai saber quem é quem. Vale tudo!
Essa brincadeira virou tradição natalina e é realizada nas empresas, nas escolas, com os amigos e com os familiares.
Basta ter uma data festiva para que o amigo secreto ganhe novas versões como Amigo Chocolate na páscoa, Amigo secreto Lingerie (entre as amigas), Amigo da Onça...
A revelação é o ponto auge da brincadeira. Uma pessoa começa a trocar os presentes descrevendo as características do amigo, e os demais tentam adivinhar. Assim todos participam e a diversão é garantida!

O sorteio costumava ser feito colocando o nome de todos os participantes em uma folha. Os nomes eram recortados e misturados, e cada participante deveria escolher um pedaço de papel, e manter segredo quanto ao nome escolhido, por isso a brincadeira chama-se Amigo Secreto. Hoje em dia existem sites que fazem o sorteio eletrônico: cada participante deve entrar e se cadastrar no site para participar. Eu já brinco assim faz alguns anos com vários grupos de amigas, e este ano no grupo das amigas do café resolvemos colocar nossos filhos na brincadeira, e claro que eles amaram. Experimente o site www.amigosecreto.com.br

Na data estabelecida, cada participante revela o nome de seu amigo secreto, podendo fazer brincadeiras ou mesmo na forma de adivinhação para que os demais descubram quem é a pessoa.
 
E vamos combinar que Natal não é Natal sem amigo secreto, ele já é mais uma das tradições entre várias famílias há muito tempo. 

Amigo Secreto - Amigo oculto - Amigo Chocolate - Amigo da Onça, de qual brincadeira você está participando este ano?


                                                                             by HH






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Bolo de Capuccino sem glúten e sem lactose.

Olá esta é a nova versão do meu famoso bolo de capuccino, Já faz alguns anos que eu comecei tirar o glúten da minha alimentação, a princípio...