quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

RECEITA-FOCACCIA

Acho que todas as pessoas adoram comida italiana.
A Focaccia é uma delas, pode ser servida como prato principal num lanche ou como aperitivo. Essa receita é fácil de fazer apesar de um pouquinho trabalhosa. Aproveite as férias e coloque as crianças na cozinha  pra ajudar! Elas podem fazer a massa.

Ingredientes:

-60 gramas de fermento biológico
-500 ml de água morna
-1 ovo inteiro
-1 colher de sopa de sal
-1 colher de sopa de açúcar
-1/2 copo americano de azeite
-800 gramas  de farinha de trigo


Preparo:

Esfarele os quadradinhos de fermento e junte com o açúcar e reserve. Aqueça a água apenas para ficar morna e adicione, o azeite, o sal, o ovo e o fermento.
Pegue mais ou menos 800 gr da farinha peneirada e coloque numa bancada, faça uma abertura no centro e vá despejando a parte líquida devagar mexendo com os dedos até formar uma massa homogênea, se grudar muito adicione mais da farinha. Pegue uma espátula ou faca e junte as laterais da massa com a ajuda de um pouco de farinha e divida em duas partes.
Unte uma assadeira retangular com um pouco de azeite e coloque uma parte da massa espalhando com a mão, coloque bem nos cantinhos, depois regue com azeite e leve para o forno a 180° preaquecido   por 20/25 minutos. Retire do forno e coloque a cobertura e um pouco de azeite, volte para o forno por mais 15 minutos. Repita tudo com a outra parte da massa.Dividindo em duas partes a focaccia ficará mais fina. Se gostar de uma massa mais grossa pode fazer numa assadeira só.


Opções de cobertura:

-queijo, tomate, manjericão (picados)
-presunto, queijo tomate orégano (picados)
-azeitona, tomate, manjericão
-aliche, tomate, cebola




Agora use a sua imaginação e bom apetite!


Andréa







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Bolo de Capuccino sem glúten e sem lactose.

Olá esta é a nova versão do meu famoso bolo de capuccino, Já faz alguns anos que eu comecei tirar o glúten da minha alimentação, a princípio...