Autoestima.


Heloisahellena

Todas nós temos um dia de baixa autoestima, mas isso não pode ser um acontecimento diário em nossas vidas. E eu não estou falando só de roupas e acessórios lindos: uma imagem inspiradora e autoconfiante depende de como você se enxerga no espelho, da sua postura e expressão facial.
Não basta empinar o nariz e levantar a sobrancelha. É preciso encontrar o equilíbrio e conhecer seus pontos fortes e fracos, curtir a própria companhia, se valorizar e acreditar em você mesma. Às vezes conhecemos uma pessoa que achamos lindas, e depois descobrimos que ela nem sempre se sente assim.

Conquiste pelo olhar. Quando estiver conversando com alguém, seja em uma entrevista de emprego, paquera ou passando ordens a seus funcionários, faça contato visual sem encarar a pessoa - fixar o olhar pode intimidar e não vai te deixar mais poderosa. Por outro lado, não olhar pode demonstrar desinteresse.

Olhe pra frente e levante a cabeça. A primeira impressão conta sim! Bastam 30 segundos para que a outra pessoa forme uma opinião a seu respeito, dizem os especialistas. Nessa hora, um dos pontos mais importantes a seu favor (ou contra você) é a sua postura - eu vivo falando isso pra minha filha. Costas retas, ombros abertos e queixo erguido é a imagem do sucesso e de uma pessoa segura. E isso não muda só a maneira como os outros a veem, mas como você se enxerga também. Eu volto a dizer, você precisa gostar da imagem que vê no espelho.

Quando você mantém a postura correta, parece que aperta o botão da confiança. E sentir-se segura de verdade é meio caminho andado para o mundo ver em você uma mulher poderosa. 

Dizer “não” é importante. Quem nunca teve dificuldade em negar um favor, e acabou dizendo sim mesmo sem ter tempo para si próprio?  Você não é a primeira e nem vai ser a última, mas tome cuidado: quem perde com isso é você. Por medo de magoar alguém ou de ser rejeitada, é tipicamente feminino sair dizendo sim para tudo e, assim, ficar sobrecarregada no trabalho, no dia a dia e infeliz no relacionamento. Antes de dizer “sim” pense no seu tempo e avalie se tem mesmo condições de oferecer aquela ajuda, ou se quer de fato fazer o que lhe pedem. Ter coragem de dizer “não” e escolher o “sim” na hora certa é sinal de que você valoriza o seu tempo, seus desejos e suas opiniões. E isso é poder.

Sorria! Encarar o mundo com um sorriso no rosto torna você mais atraente e positiva. E entenda que sorrir é diferente de rir de tudo, ninguém gosta de pessoas que dão risada de tudo sem respeitar a situação.

Tentar manter o tom de voz também diz muito a seu respeito. Eu ainda estou trabalhando nisso, fico um pouco tímida para falar em público. Nem eu acredito, mas é verdade.

O cabelo também é peça chave quando o assunto é autoestima. Acordar de bem com o cabelo é determinante para ficar numa boa o dia inteiro e ganhar autoconfiança, seja no trabalho ou na vida pessoal. Não importa se seu estilo é curto ou longo, ou se você resolve mudar o estilo vez ou outra, o importante é manter os fios sempre bem cortados e hidratados, que combinem com seu estilo de vida e sua personalidade sem se importar tanto com o modismo. Isso mostra que você se gosta e se conhece.

Roupas, roupas, roupas! Você não precisa ter um estilo único de roupas, existe um estilo para cada ocasião. Logo, gastar dinheiro com roupas, bolsas e sapatos é importante. Claro que você deve abastecer seu guarda roupas de acordo com seu bolso: abastecer o armário com peças de qualidade e que são a sua cara é um investimento que vale a pena, isso faz parte da tarefa de mostrar ao mundo a que você veio. Se a primeira impressão conta, compensa investir para que ela seja positiva. O importante é encontrar modelos que valorizem o seu tipo físico, deixem você à vontade e traduzam a mensagem que você quer passar. Na hora das compras, é inteligente resistir a peças parecidas com as que você já tem: nada de comprar cinco blusinhas pretas básicas...

Maquiagem ainda é um assunto delicado para muitas mulheres. Acredite, para cada mulher existe um produto de beleza perfeito e um estilo de maquiagem capaz de realçar o que ela tem de melhor. Eu me sinto péssima se não estou com pelo menos uma maquiagem básica, e com básico quero dizer pele feita (base), gloss ou batom , e máscara para cílios. E não me venha com o papo de cara lavada e beleza natural: um pouco de cuidado não faz de você uma mulher fútil. Conheço muitas que se preocupam com o corpo o tempo todo e se esquecem dos cuidados básicos com o rosto. Cuide de todo seu ser por dentro e por fora! Pesquise: existem várias revistas e blogs que ensinam passo a passo como se maquiar, e seja feliz com a imagem que você vê no espelho.

A maioria de nós se impressiona com aquelas mulheres que inspiram segurança, charme e poder . Acreditem, elas não nasceram assim. Ninguém vem ao mundo pronta, é ao longo do caminho que você se prepara e amplia seu conhecimento. Seja qual for sua área de interesse, estude, leia, informe-se. E se você não trabalha fora de casa, se interesse por vários assuntos e exercite sua curiosidade , e seu cérebro, descubra do que você gosta e seja interessante. Assim, você aumenta seu círculo de conhecimentos e não se sentirá um peixe fora d’água. Aprenda a se arrumar para você.

Aceite sua vitória, seja um elogio, um presente ou uma promoção, a mulher poderosa de verdade aceita o reconhecimento do seu sucesso com orgulho e prazer. Nada de inventar mil desculpas e ficar sem graça quando receber um elogio ou presente sem motivo, nessa hora, um simples “obrigada" diz tudo. Isto é uma conquista, e vem para quem se entrega com paixão ao trabalho, aos relacionamentos, ao seu hobby favorito... E sabe que merece tudo o que recebe. Aprenda a aceitar elogios,  isso deixa a pele linda!


                                                       HH

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas